Oi gente! Tarde corrida por aqui, mas sempre arrumo um tempinho pra vocês! Julho geladinho! Como estão se agasalhando? Eu aqui, toda arrumada no meu blazer Balenciaga – mas já tirei, tá calor! – e de olho nos relatórios. Mas vamos ao que interessa? 😊
Hoje, vamos falar sobre um assunto super importante: âncora de preços. Mas calma! Sei que o termo parece complicado, né? Mas vou explicar de um jeito bem simples, como se estivéssemos batendo um papo na sala de casa.
💕 O que é essa tal de âncora de preços?
Sabe quando a gente vai ao supermercado e vê um produto em promoção, como um chocolate que costuma custar 10 reais, mas hoje está por 8? Pois bem, querida, os 10 reais são a tal da âncora de preços. É um valor que fica na nossa cabeça e nos faz acreditar que estamos fazendo um bom negócio ao pagar 8 reais pelo chocolate.
💕 Como não cair nessa?
Para não cair nessa, a gente precisa estar sempre atenta. Pesquisar preços, comparar produtos similares, e principalmente, não comprar por impulso. Se a gente sabe que o valor normal do chocolate é 7 reais, não vamos cair na armadilha de pagar 8 só porque a loja diz que ele custava 10, né?
💕 Exemplo prático
Vou te contar uma história que aconteceu comigo. Um dia, fui comprar um vestido para um jantar especial. Vi um lindo, de uma marca famosa, que estava “em promoção”. De 800 reais por 500. Eu quase comprei, meu bem! Mas aí resolvi pesquisar mais. E sabe o que descobri? Que o valor normal do vestido em outras lojas era 400. Quase caí na armadilha da âncora de preços!
Agora que você já sabe o que é âncora de preços e como não cair nessa, que tal compartilhar a informação com as amigas? Afinal, informação é poder! E lembre-se, querida, estar bem informada é o primeiro passo para ter uma vida financeira saudável.
Conta pra mim: qual seu objetivo financeiro?