“Vamos girar o capital juntos, amiga?”

Oi oi! Como foi o dia de vocês? Conta pra mim nos comentários! Agosto ainda frio mas já melhorando! ❤️ E por aqui, entre um pedacinho de torta e outro, num evento social bem aconchegante, estou pensando em vocês! Sabe aquela sensação de estar tão confortável num vestido longo vermelho quentinho, assim como o nosso assunto de hoje? Então, vamos falar sobre capital de giro! 😊

💕 O que é esse tal de capital de giro?

Bom, meu bem, capital de giro é aquele dinheiro que a gente precisa pra manter a empresa funcionando no dia a dia, sabe? É a grana que usamos para pagar as contas do mês, comprar mercadorias, saldar dívidas de curto prazo e tudo mais que a gente precisa pra fazer o negócio rodar direitinho.

💕 E como a gente calcula isso, Ana Maria?

Ah, querida, calcular o capital de giro não é nenhum bicho de sete cabeças, viu? Já pensou naquela ida ao supermercado? Quando a gente chega lá, precisa ter uma ideia do quanto vai gastar pra não passar vergonha no caixa, né? No caso do capital de giro, é parecido. A gente soma o dinheiro que tem em caixa, no banco e o que tem a receber dos clientes. Depois, a gente desconta o que tem que pagar de contas e fornecedores. O que sobrar é o nosso capital de giro.

💕 No dia a dia, como a gente lida com isso?

Olha, amiga, lidar com o capital de giro é como administrar a mesada dos filhos. A gente tem que estar sempre de olho e saber exatamente pra onde o dinheiro está indo, tá? E se perceber que o capital de giro tá ficando baixo, tem que apertar os cintos e segurar as despesas, pra não ficar no vermelho. Então, o segredo é controlar bem as entradas e saídas do dinheiro, e sempre ter uma reservinha pra uma emergência, viu?

Resumindo, o capital de giro é uma parte essencial pra qualquer negócio, e conseguir gerenciá-lo bem pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Agora me conta: você já faz isso?

Deixe um comentário